Estação Piedade: a biografia de Fernando MolicaEstante: livros públicados pelo MolicaPáginas Amarelas: textos, artigos e outras palavras maisJulio Reis: Biografia, Músicas e PartiturasBlog: Pontos de PartidaFoto MolicaClique para voltar a página principalFoto Molicawww.fernandomolica.com.brEntre em contato com o Fernando MolicaInformações para imprensa

Blog

Pontos de Partida, o Blog do Fernando Molica

separador
BG

João, o algoz do João

separador Por Fernando Molica em 30 de dezembro de 2017 | Link | Comentários (0)

João Gilberto é vítima de sua busca pela perfeição, de sua luta obsessiva pela perfeita combinação de voz com instrumento; tornou-se refém da missão de subverter o óbvio.

Entregou-se tanto que perdeu contato com a música possível de ser feita, isolou-se, gravou acompanhado apenas do próprio violão, o único admissível pelo seu grau de exigência. Chegou ao ponto de sequer autorizar o relançamento de seus antigos discos.

Há alguns anos, a Companhia das Letras lançou o livro 'Ho-ba-la-lá', em que o jornalista alemão Marc Fischer narra sua busca por João Gilberto, suas tentativas de aproximação, de entrevistá-lo. No texto, ele conta ter recebido conselhos para não chegar perto demais do ídolo, muitos lhe alertaram do risco que corria, tratava-se de uma órbita perigosa, que vitimara algumas pessoas. Fischer suicidou-se antes da publicação do livro.

Que João tenha paz nesses seus últimos anos de vida. E que 2018 nos chegue leve, que tenhamos ciência e mesmo orgulho de nossas limitações. Viva João Gilberto!


Deixe seu Comentário











Type the characters you see in the picture above.

BG
© Todos os direitos reservados. Todos os textos por Fernando Molica, exceto quando indicado. Antes de usar algum texto, consulte o autor. créditos do site    Clique para ver os créditos do site